Quem Somos

Falemos de um encontro: de dois artistas, de duas formas de pensar e expressar a vida. O cenário: a histórica Ouro Preto, em Minas Gerais. Foi em 2004 que Katiane Negrão e Dico Ferreira se esbarraram. Ela, licenciada em Artes Cênicas (UFOP) e com uma vasta experiência na dança, expressão corporal e vocal. Ele, diretor teatral formado na FAP (PR), com uma boa bagagem na mímica, no clown e no teatro de bonecos. Encontro de linguagens e de corpos. As mãos, então unidas, ganharam o centro do palco.

Entre a mímica, a dança e o teatro de animação, o essencial está no corpo. É dele que verte a linguagem pesquisada e produzida pela TATO Criação Cênica. Primeiro as mãos ganham personalidade, delas fazem um corpo, uma pessoa. Assim as histórias ganham sentidos e sentimentos. Desta dramaturgia corporal, embebida na materialidade dos movimentos, foram criados dois espetáculos: “Tropeço” e “E Se...”..

Em 2006 a Companhia se estabelece em Curitiba, seguindo antigas trajetórias e perfazendo novos caminhos. A TATO soma então mais uma cabeça à suas idéias de criação colaborativa em 2007 e ganha as mãos de Luciana Falcon, produtora e estilista.

De lá para cá, numa linha temporal e de amadurecimento profissional, ultrapassaram as trezentas apresentações. Juntos, percorreram onze estados brasileiros, além de países como a Argentina, Portugal, França e Espanha, em mais de vinte festivais.

As sutilezas da TATO, são então mais uma vez agraciadas, quando a Companhia recebe o Troféu Gralha Azul, na categoria melhor espetáculo 2008. À premiação juntamos a comemoração dos cinco anos de estrada do “Tropeço”, e deste encontro que promoveu o surgimento da Tato Criação Cênica.

KATIANE NEGRÃO

DRT MG nº 6569

FORMAÇÃO

Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Cursou Disciplina Isolada: A voz na Cena Teatral, na Pós Graduação da Escola de Belas Artes da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais - BH. Está em Curitiba desde janeiro de 2006 e no primeiro semestre deste mesmo ano foi Bolsista no Centro de Estudo do Movimento - Casa Hoffmann. Estuda dança desde 1983 e pesquisa teatro desde 1993 tendo feito diversas oficinas e cursos na área cênica e na música, ao citar alguns na área corporal: Bio-Psicologia – Susan Andrews - SP; O Corpo é seu Instrumento – Rocio Infante – Curitiba – PR; O Processo criativo do ator: O lugar da instabilidade, ou entre a espontaneidade e a disciplina – Tatiana Motta - FIT/BH; Oficina de processos colaborativos de criação – Maldita Cia de Experimentação Teatral – Belo Horizonte - MG; Dança Energética – Luciana de Carvalho; Dança Contemporânea – Henrique Rodovalho; Além das Ilhas Flutuantes – Marco Aurélio Gandra - Bauru-SP; Dança Contemporânea- Cena 11 - Bauru-SP.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Fundadora da Tato Criação Cênica em 2004 juntamente com Dico Ferreira, cujo resultado da pesquisa em dramaturgia física, a fragmentação do corpo personificada, unindo o corpo na linguagem de teatro animação com o espetáculo Tropeço que já apresentou em cinco países e sete estados brasileiros, premiado no Festival de teatro de Campo Mourão – 2006 e neste ano como melhor espetáculo no Festival de Bonecos de Belo Horizonte. Desde 1998, ministra oficinas de teatro e dança. Participou de alguns festivais, como: Festival de Teatro de Curitiba, Festival de Dança de Campos de Jordão, MoMu – Festival de Monólogos (UFOP), Festival de Inverno de Ouro Preto, Fórum das Artes (Ouro Preto). Em Bauru –SP participou de grupos de teatro e teatro-dança, tendo como principal linha de pesquisa, Eugênio Barba, Bob Wilson, Renato Cohen e psicologia, principalmente Yunguiana.

Já em Minas Gerais em 2003 participou de três espetáculos pela Lei de Incentivo a Cultura, dois com a Rés Cia.de Dança, no elenco e equipe de direção e em um atuando com A Residência grupo de teatro. Em 2004 participou em Belo Horizonte da performance Trinta de setembro de dois mil e quatro com a Fita Crepe Produções. Em 2005 participa do espetáculo Mulheres Espelho, no elenco e equipe de direção, e como preparadora corporal dos performers de Simulacro como grupo Sylvia que te ama tanto, Bauru. Em 2006 participa do elenco de Um Dia Fora do Tempo com o G2, Curitiba. Em 2007 em parceria com a Cia do Abração ministra a oficina “O Corpo do Professor na Arte de Ensinar” em Antonina, participa do Projeto de Investigação de Teatro para crianças de todas as idades. Atualmente, além de dar continuidade com a Tato Criação Cênica, inicia a preparação corporal do projeto Banho da Cia. do Abração.

DICO FERREIRA

DRT PR nº 20635

FORMAÇÃO

Diretor Teatral graduado pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP – Curitiba/PR. Fez diversos cursos e oficinas de aprimoramento na área das artes cênicas, entre os quais se destacam: Aula prática de Teatro Físico, ministrada por Linda Marlowe – Inglaterra; Teatro de sombras eletrostáticas, ministrado por Tadeusz Wierzbicki – Polônia; Os Bufões estão na cidade ministrada por Joaquim Elias, Belo Horizonte – MG; Processo Colaborativo de criação, ministrado pela Maldita Cia de experimentação teatral, Belo Horizonte – MG; Clown, ministrado por Mauro Zanatta, Curitiba – PR; Mímica, ministrada por Luís Roberto Meira.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Fundador da Tato Criação Cênica, juntamente com Katiane Negrão, onde realiza pesquisa de dramaturgia física e formas animadas. Atualmente integra o Núcleo de pesquisa e investigação da Cia do Abração, ministra oficinas e também faz direção de manipulação e mímica em espetáculos de teatro.

Desenvolve trabalho solo de mímica desde 1995. Fez parte da Catibrum Teatro de Bonecos em Belo Horizonte e Cia Lunática- MG. Participou com espetáculos e ministrando oficinas em diversos festivais, entre eles: FILO, Festival Internacional de Teatro de Londrina, FIT São José do rio Preto, Festival Palco Giratório do SESC por 16 Estados Brasileiros, Festival Internacional da Marionete de Mirepoix (França), Festival Internacional de Marionetes e Artes de Rua de Ovar (Portugal), Festival Kruvikas del Tatá (Argentina), Encontro de Teatro de Bonecos Tatá Verá (Argentina), Festival Latino-americano de Títeres Tatá Piriri, (Argentina), Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba, Festival Sesi Bonecos do Brasil com a Catibrum Teatro de Bonecos com turnê por cinco capitais do Nordeste, Festival de Teatro de Curitiba, Fórum das Artes de Ouro Preto e Mariana, Festival de Inverno de Ouro Preto, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela.